Tipos de controlo de acessos

Please follow and like us:

O que é um sistema de controlo de acessos ?

O controlo de acessos é um conjunto de subsistemas que permitem efectuar a gestão de um edifício, controlando os seus utilizadores e podendo restringir o seu acesso a determinados locais e até registar os seus movimentos. O objectivo básico de um Sistema de Controlo de Acessos é extremamente simples: controlar quem pode estar num dado momento, num determinado local. Assim, em segurança física, o termo controlo de acesso é uma referência à prática de permitir o acesso a uma propriedade, prédio, ou sala, apenas para pessoas autorizadas. Muitas vezes as empresas têm a necessidade de saber quem entrou num dado local utilizando um acesso valido ou se houve uma tentativa de acesso não autorizado ou, ainda que autorizado, o fez fora das horas normais de serviço. A Crosservice responde a essa necessidade através de instalação de um sistema digital de controlo de acessos.

Tipos de sistema digital de controlo de acessos

Banda magnética e Código de barras

Utiliza cartões de banda magnética afectada por campos magnéticos ou cartões em que são impressos códigos de barras.

Biometria

A biometria é um sistema automatizado de reconhecimento humano, baseado no reconhecimento de uma característica física e comportamentais das pessoas, que é intransmissível, como por exemplo, a impressão digital. É o mesmo sistema que o cérebro humano utiliza para reconhecer e distinguir uma pessoa de outra. Um sistema de controlo de acessos de biometria é um sistema que reconhece a pessoa, baseado em “quem” a pessoa é, não importando “o que a pessoa transporta” ou “o que a pessoa conhece”.

Vantagens desta tecnologia

Coisas que uma pessoa pode transportar, assim como chaves e cartões de identificação, podem perder-se, ser objecto de roubo e/ou duplicação. “Coisas” que uma pessoa conhece, tais como palavras passe e códigos, podem ser esquecidos, roubados e/ou duplicados. Em vez disso, a biometria fixa-se em “quem” a pessoa é, baseando-se numa inalterável característica humana que não pode ser perdida, esquecida, roubada ou duplicada. Perguntas ? Fale connosco !

You May Also Like