Observação de aves

Please follow and like us:

Considerado um dos melhores destinos da Europa para a observação de aves, Portugal, apesar de possuir um território relativamente reduzido, é um país com uma excelente concentração de diferentes habitats.

Essa riqueza e variedade atrai uma grande diversidade de espécies, sendo cerca de 330 as que aqui ocorrem regularmente, algumas das quais endémicas da Península Ibérica.

Numa curta viagem de automóvel é possível passar dos estuários e outras zonas húmidas à pseudo-estepe e aos vales fluviais escarpados, ou do montado de sobro ou azinho até à orla costeira. Só no Estuário do rio Tejo, a uma distância de apenas 20 minutos de Lisboa, podem ser observadas, com relativa facilidade, mais de 100 espécies de aves num dia!

Alguns dos melhores locais para observar aves encontram-se nas áreas protegidas, que ocupam 21% do território nacional. Se a norte, no Douro Internacional, se pode fazer um cruzeiro para apreciar a beleza das arribas onde nidificam o Abutre do Egito ou a Águia de Bonelli, no Tejo Internacional os passeios a pé ou de bicicleta são uma boa opção para observar a Cegonha-preta ou o Grifo, pousados nas rochas cobertas de fósseis.

Perto de Lisboa, os estuários do Tejo e do Sado possuem uma grande riqueza de espécies, sendo comum observar enormes bandos de Flamingos ou de Colhereiros, colorindo as salinas ou os sapais.

Já no Algarve, há que fazer uma pausa nos banhos de sol e mar para conhecer a Ria Formosa ou o Sapal de Castro Marim, duas zonas húmidas de grande importância, procuradas por diversas espécies de aves aquáticas.

E porque não voar até às ilhas no Oceano Atlântico? A viagem vale a pena pois aqui encontram-se aves que não existem em nenhuma outra parte do mundo, tal como a Freira e o Pombo da Madeira, ou o Priolo dos Açores. Ponta do Pargo, Ponta de São Lourenço e as Ilhas Desertas no arquipélago da Madeira, ou o Pico da Vara na Ilha de São Miguel (Açores) são exemplos de excelentes locais para observação.

Seja qual for a opção, na sua visita a Portugal terá a oportunidade de apreciar paisagens de uma beleza deslumbrante, enquanto segue o voo das aves que cruzam um céu quase sempre azul. Para “poiso” poderá escolher uma unidade de Turismo no Espaço Rural, ou um bom estabelecimento hoteleiro, e aproveitar para se deixar mimar pela famosa hospitalidade portuguesa.

You May Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Please wait...

Subscribe to our newsletter

Want to be notified when our article is published? Enter your email address and name below to be the first to know.