Mais de 12,76 milhões de turistas em 2018

Please follow and like us:

Foram no total 12,76 milhões os turistas estrangeiros que visitaram Portugal durante o ano de 2018. É o maior número de sempre e representa um crescimento de 0,4% face ao ano anterior, um novo máximo histórico.

Além dos estrangeiros, outros 8,2 milhões residentes em Portugal contribuíram para as cerca de 57,6 milhões de dormidas nos estabelecimentos turísticos (hotéis, pousadas, hostels e alojamentos locais com mais de dez camas) portugueses no ano passado.

No total, Portugal registou 21 milhões de hóspedes (12,76 milhões estrangeiros e 8,2 milhões residentes em Portugal). Os dados foram divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Proveitos totais continuam a crescer

No que toca às receitas do setor da hotelaria, os números continuam a crescer. Entre as várias regiões, durante o ano de 2018 houve um crescimento de 6% para 3,6 mil milhões de euros relativamente a 2017. Desse total, as regiões que tiveram um maior proveito foram Lisboa, com 1,14 mil milhões de euros, e o Algarve, com 1,08 mil milhões de euros. Novamente, existe um abrandamento face aos valores de 2016 para 2017, que tinha registado uma subida de 16,6% nos proveitos totais.

Gastos turísticos

Os valores relativos a 2018 ainda não foram revelados pelo INE. Ainda assim, de acordo com os dados fornecidos pelo PORDATA, podemos ter em conta os valores de 2017. Cada turista estrangeiro, quando vem a Portugal em “lazer, recreio ou férias”, faz em média uma despesa de 79,2 euros. Quando o motivo é “negócios ou profissional”, o valor desce para 67,3 euros, mas em situações de visitas a familiares ou amigos, o valor médio é de 38,7 euros.

De onde vieram os turistas ?

O turista do Reino Unido continua a ser o que mais visita Portugal. Em 2018, foi responsável por 8,5 milhões de dormidas em território nacional. Também há valores positivos em turistas alemães. No que toca a turistas espanhóis, houve um crescimento de 1,9% no último ano.

No total do ano de 2018, quem se destacou em termos de evolução foram os turistas norte-americanos, com uma subida de 19,9%, e os canadianos, com um crescimento de 16,7%.

O que dizem as empresas portuguesas especializadas na área do turismo ?

“No ano passado nossa atividade cresceu com 5%”, diz a Catarina Nunes da empresa Tribos Tours, especializada em roteiros turísticos privados. A maioria dos turistas que contactou a nossa empresa para passeios privados em Lisboa e Sintra eram ingleses e franceses. Este ano, o ritmo do trabalho continua a ser mais elevado e às actividades mais procuradas são visitas no Palacio da Sintra,   visitas no sanctuario de Fátima  e visitas de Tuc-Tuc em Lisboa.” 

Para o CEO da empresa Troia Cruze, Joao Barbas a sua empresa tem recebido muito mais pedidos de portugeses e empresas para passeios de barcos no estuário do Sado em Setúbal. No outro lado, a empresa Rotas do Sal, destaque-se muito mais com pedidos de estrangeiros, especialmente francezes. 

Casar e visitar ao mesmo tempo

O Portugal está na moda também para casamentos e eventos especiais. O Paulo Pinto, CEO da empresa Imppacto especializada na catering e organização de eventos privados e corporate testemunha um crescimento de pedidos de brasileiros que venham casar em Portugal, mas também visitar o nosso lindo país.


You May Also Like

Please wait...

Subscribe to our newsletter

Want to be notified when our article is published? Enter your email address and name below to be the first to know.